tag:blogger.com,1999:blog-85655301379010888202024-03-14T08:39:19.121+00:00typographia . sandro lopes designerTipografia, design e reflexão.
Escrita livre sobre tipografia, suas definições, sua vertente empírica e filosófica. O seu papel no design.sandro lopes designerhttp://www.blogger.com/profile/09111108565544649033noreply@blogger.comBlogger37125tag:blogger.com,1999:blog-8565530137901088820.post-54760554964085303372010-11-28T22:05:00.007+00:002010-11-28T22:32:55.399+00:00typophilia : passion for typographyIniciei recentemente uma campanha no facebook com o intuito de reunir o maior número de tipófilos possível, para ter uma noção de quantas pessoas, afinal, são apaixonadas pelas letras e tudo o que tenha a ver com elas. Assim sendo, fica aqui o convite a fazer um "like" na página do facebook typophilia, e poderão também juntar-se ao grupo. Façam posts, mandem fotos, vídeos, e tudo o que possa sandro lopes designerhttp://www.blogger.com/profile/09111108565544649033noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8565530137901088820.post-9143874547678369182010-11-07T00:51:00.009+00:002010-11-07T01:13:28.411+00:00A complexidade do simplesRecordo com alguma nostalgia um “terrível” professor de matemática que tive no 11º ano. Ele costumava afirmar com convicção que “uma das coisas mais difíceis de fazer é simplificar”. Deu-me mesmo que pensar. Naquele contexto em que ele falava, referia-se a um termo que ele detestava e que os alunos utilizam com frequência: “cortar”. Em matemática, quando se multiplica por uma determinada sandro lopes designerhttp://www.blogger.com/profile/09111108565544649033noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8565530137901088820.post-2812980178022029982010-11-05T17:04:00.004+00:002010-11-05T17:16:07.894+00:002º aniversárioNo passado dia 29 de Outubro, o blog typographia comemorou o seu segundo aniversário. Lamento que a sua actualização não tenha sido efectuada durante muito tempo, mas nem sempre é fácil a dedicação a actividades paralelas ou complementares, quando o trabalho, compromissos e preocupações nos imergem, retirando-nos até o tempo a dedicar às coisas que mais gostamos de fazer. Estou neste momento a sandro lopes designerhttp://www.blogger.com/profile/09111108565544649033noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8565530137901088820.post-17536180486504329452009-11-16T14:36:00.008+00:002010-11-05T17:25:50.032+00:00design editorial (p1)São inúmeras as formas de trabalhar com a tipografia, mas a mais íntima e aquela que mais põe em prática os fundamentos da tipografia, é o design editorial. Esta vertente do design é a que exige mais método, estrutura, coerência e mesmo estratégia comunicacional. Trata-se de uma área que é o centro de convergência de produtos oriundos das mais variadas disciplinas profissionais e artísticas, e sandro lopes designerhttp://www.blogger.com/profile/09111108565544649033noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8565530137901088820.post-42984591159342095152009-10-29T18:29:00.009+00:002009-10-29T18:42:02.374+00:001ºaniversárioHoje o blog typographia comemora o seu primeiro aniversário. É facto que alguns conteúdos datam de 2005, mas só foram publicados após esta data. Quero aqui expressar a minha gratidão a todos os que tiveram a paciência de ler os minhas reflexões, que se deram ao trabalho de comentar, e que referenciaram os conteúdos, dando-lhes valor. Novos conteúdos e novas temáticas estão ser pensadas e escritassandro lopes designerhttp://www.blogger.com/profile/09111108565544649033noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-8565530137901088820.post-13673459324088179602009-08-24T12:38:00.017+01:002009-08-24T13:58:04.340+01:00doenças tipográficasJá foi há 5 anos atrás que li a obra de Ellen Lupton "Thinking with type", e me deparei com uma espécie de DSM que explicava os sintomas que levavam ao diagnóstico de doenças tipográficas. Uma divertida análise de comportamentos que se são originados pela exposição e convivência com a tipografia. Recordando e fazendo alguns apontamentos empíricos de novos sintomas, vamos recordar estes distúrbiossandro lopes designerhttp://www.blogger.com/profile/09111108565544649033noreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-8565530137901088820.post-16887884017156069612009-08-10T13:30:00.013+01:002009-09-02T14:58:49.158+01:00veneza perdidaQualquer bom livro sobre tipografia, paginação e impressão de livros, falará inevitavelmente sobre o período do Renascimento, e dos seus berços, mais concretamente Florença e Veneza, entre os séculos XV e XVI. Este espaço temporal é considerado indiscutivelmente como o período áureo da tipografia, em que soam nomes como Nicolas Jenson, Aldo Manuzio (também conhecido como Aldus Manutius) ou sandro lopes designerhttp://www.blogger.com/profile/09111108565544649033noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8565530137901088820.post-76279334712106409552009-06-17T11:28:00.004+01:002009-07-02T18:20:11.525+01:00capa do desabafoResponder à questão "Que programas se utilizam para paginar?", traz uma observação a fazer: podemos ter um computador com todos os programas conhecidos para qualquer área, mas trabalhar com eles é outra história. Na qualidade de designer, com predilecção no campo editorial, poderia afirmar que conseguiria fazer uma boa paginação utilizando o MS-Word, ainda que com constrangimentos. Uma luta que sandro lopes designerhttp://www.blogger.com/profile/09111108565544649033noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-8565530137901088820.post-50391821888266554412009-06-01T12:05:00.004+01:002009-08-14T20:06:34.074+01:00websiteUm pequeno post apenas para anunciar que está disponível online o meu novo website, com portfolium actualizado. Poderá visitar o site em http://sandrolopes.com.sapo.pt.sandro lopes designerhttp://www.blogger.com/profile/09111108565544649033noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8565530137901088820.post-5912187922504554032009-04-30T17:00:00.011+01:002009-04-30T17:41:18.021+01:00pergaminho digitalQuando falamos de uma página hoje em dia, teremos de o fazer com cautela, porque já existem outros contextos que não o do papel. Durante muito tempo, o termo ‘página’ referia-se a uma superfície relativamente lisa e fina de papel, composta de pastas de celulose ou mistura de fibras, que já teve um parente ancestral de papiro, ou ainda de pele de animais, que servia de suporte à escrita sandro lopes designerhttp://www.blogger.com/profile/09111108565544649033noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8565530137901088820.post-80908444997774397562009-03-11T14:00:00.008+00:002009-06-05T12:23:46.454+01:00design(er)Conhecido como ‘criativo’, o designer é para muitos aquela pessoa que ‘tem jeito para o desenho’, ‘faz bonecos’, ou um ‘gráfico’ que ‘desenrasca uns logótipos’. Sempre me foi (e continua a ser) difícil explicar o que faz um designer aos demais de gerações anteriores e de ofícios tradicionais, e nesta área, são muitos os que conheço que partilham da mesma sensação. Mas afinal o que é o ‘design’? Osandro lopes designerhttp://www.blogger.com/profile/09111108565544649033noreply@blogger.com6tag:blogger.com,1999:blog-8565530137901088820.post-53068285087082789422009-02-13T14:06:00.004+00:002009-09-21T13:45:58.706+01:00química do designDesign é o produto da reacção entre a arte e o engenho.Intensidades que medem forças, mas que no final, não serão mais que soluto e solvente em equilíbrio numa solução.Design is the product of the reaction between art and ingenuity. Both intensities measure strength, but in the end, they'll be solute and solvent at equilibrium in a solution.sandro lopes designerhttp://www.blogger.com/profile/09111108565544649033noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8565530137901088820.post-73629552427489604282009-01-09T19:30:00.004+00:002009-02-26T12:03:31.713+00:00erosão tipográficaEm tipografia, tal como qualquer projecto em design, é muito importante considerar o medium através do qual um texto é veiculado, e o contexto processual a que este será submetido. As exigências de leitura são diferentes num website e num jornal, um cartão pessoal ou outdoor, e os processos de produção e restrições técnicas são também diferentes, e influenciam os critérios de tratamento dos sandro lopes designerhttp://www.blogger.com/profile/09111108565544649033noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8565530137901088820.post-62791538765352623102008-11-17T20:00:00.007+00:002009-02-26T12:05:25.983+00:00a cama de procrustesO espacejamento representa 90% do trabalho em tipografia, e é aqui que se revelam as patologias e o refinamento da composição. A questão do espaço poderá ser vista de vários pontos de vista e movimentar-se em vectores num espaço cartesiano nas mais variadas direcções, para além das “naturais” vertical e horizontal. Mas da mesma forma que Picasso teve de dominar a arte do desenho realista antes desandro lopes designerhttp://www.blogger.com/profile/09111108565544649033noreply@blogger.com4tag:blogger.com,1999:blog-8565530137901088820.post-17904405748095390322008-11-13T15:26:00.011+00:002009-02-26T12:14:39.176+00:00cronographiaTraduzido à letra, cronografia significa a “escrita do tempo”, mas o que despertou interesse foi o jogo de palavras que acontece quando se inverte este pensamento. “Tempo da escrita” remeteu-me imediatamente para a questão da (in)temporalidade em tipografia. Hoje em dia, a maior parte dos livros seguem as regras de paginação que no Renascimento já se utilizavam, desde o formato, à proporção da sandro lopes designerhttp://www.blogger.com/profile/09111108565544649033noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8565530137901088820.post-2423102960467853262008-11-10T20:00:00.006+00:002009-08-14T20:11:01.895+01:00escrever direito por linhas tortasComo já aqui expus antes, a tipografia é uma disciplina exercida de uma forma sistemática, metódica e rigorosa, e é necessária muita experiência e convivência com os problemas que se colocam na composição, para minimamente dominar esta que é considerada por alguns como uma arte (mas isso é outro assunto). Embora seja regida por semi-leis das ciências exactas, na prática vergam-se a um atributo sandro lopes designerhttp://www.blogger.com/profile/09111108565544649033noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-8565530137901088820.post-45746330299511704212008-11-06T10:00:00.013+00:002009-02-26T12:15:05.599+00:00avec ou sans?Ao contrário do que se pensa sobre as letras, o tipo "sans serif", ou sem serifa, é anterior ao clássico e antigo serifado. Inscrições em cerâmica e pedra mostraram-nos que os gregos escreviam de uma forma que hoje poderemos chamar aproximada de um sans serif uppercase, de linhas simples. Mais tarde vieram os romanos, que pediram emprestadas letras aos gregos,mas que continuaram a escrever com assandro lopes designerhttp://www.blogger.com/profile/09111108565544649033noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8565530137901088820.post-76811934932939462322008-10-31T08:00:00.008+00:002009-02-26T12:15:17.861+00:00promiscuidade tipográficaUma coisa que determinei empiricamente e que Alex White determinou em percentagem, é que quem trabalha no campo da tipografia, trabalha em 90% com o espaço. Ora aí está (mais) um conceito que pode ser objecto de um doutoramento. A questão do espaço em tipografia é deveras muito importante e chega a sobrepor-se às outras categorias. Porque digo isto? Imaginemos uma composição de texto. Ao sandro lopes designerhttp://www.blogger.com/profile/09111108565544649033noreply@blogger.com9tag:blogger.com,1999:blog-8565530137901088820.post-8324575782095363132008-10-28T18:18:00.021+00:002009-03-10T11:20:38.377+00:00fonte ou typeface?Escrevendo um texto no Word, para além da Times New Roman, o campo "fontes" permite alterar as características visuais, as formas das letras de um determinado texto.Mas afinal o que é uma "fonte"? Tal como outros legados que o Word herdou para a sua terminologia tipográfica, este termo teve origem nos primórdios da impressão. Os caracteres móveis designados por "tipos" (de origem grega typhos: sandro lopes designerhttp://www.blogger.com/profile/09111108565544649033noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-8565530137901088820.post-57903170635568330712008-10-15T02:00:00.003+01:002009-02-26T12:15:45.242+00:00legibilidade vs "lecturabilidade"A leitura do artigo "The Science of Typography", escrito pela Ellen Lupton, despertou-me (mais uma vez) para um item que há muito perturba o equilíbrio dos designers gráficos, dos "antigos tipógrafos" e dos typeface designers: a legibilidade e a "lecturabilidade". Há quem as trate como sinónimas, como inversamente proporcionais ou complementares mas distintas. Mas afinal, quais são as diferenças?sandro lopes designerhttp://www.blogger.com/profile/09111108565544649033noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-8565530137901088820.post-84811338743664137832008-10-10T04:00:00.003+01:002009-02-26T12:16:00.345+00:00helveticaNão há designer que se preze que nunca tenha falado sobre a famosa Helvetica, que não se tenha confrontado com ela. Inevitavelmente, e tendo em conta que invade o campo que mais valorizo, teria de lançar alguma lenha para a fogueira. Falo de fogueira porque curiosamente existe toda uma grande movimentação em torno deste typeface. Mas antes, recordemos de onde apareceu esta tão emblemática sandro lopes designerhttp://www.blogger.com/profile/09111108565544649033noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8565530137901088820.post-32970574144376370452008-10-08T19:56:00.006+01:002009-02-26T12:16:16.313+00:00eloquentiaUma palavra que ouvi insistentemente no decorrer do curso de design é a eloquência. A capacidade de seduzir um público, dominar a arte de falar. Ainda que me lembre imediatamente de um político, é com mais carinho que recordo as expressões, gestos, tons e mesmo os tiques dos professores que já tive a oportunidade de ouvir. Posto isto, é interessante traduzir esta capacidade vocal e gestual para asandro lopes designerhttp://www.blogger.com/profile/09111108565544649033noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-8565530137901088820.post-86678588850236122392008-10-07T17:40:00.003+01:002009-05-05T15:07:24.871+01:00intensidezEtimologicamente falando, logótipo significa “palavra cunhada”, antepassado esse que remete para a forma como a palavra é impressa, gravada no papel.O conceito principal que aglomera estes atributos parte do puro trabalho tipográfico, isto é, usar a própria palavra enquanto veículo visual dos significados que encerra. Materializar os conceitos que representa pelo ritmo do estilo, o peso da voz. sandro lopes designerhttp://www.blogger.com/profile/09111108565544649033noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8565530137901088820.post-26474621878741460512008-08-19T18:00:00.004+01:002009-02-26T12:16:42.952+00:00MONUMENTALIS QUADRATAÉ no berço do império, onde as ruínas dos palcos onde gladiadores se debatiam e de onde os legionários marchavam para conquistar o Mediterrâneo, que se encontra a Mãe da escrita Romana como hoje a conhecemos - A Monumentalis Quadrata. Roma é uma cidade mágica, imponente, onde nada foi deixado ao acaso e é mais que denunciado o orgulho que tem no seu império e cultura. Ali, todas as ruas possuem sandro lopes designerhttp://www.blogger.com/profile/09111108565544649033noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8565530137901088820.post-56816756136803337562008-07-31T13:18:00.002+01:002009-02-26T12:16:54.364+00:00scrver?Poderei ser considerado conservador, mas é muito complicado para mim aceitar determinadas coisas relacionadas com a língua, nomedamente a ortografia. Hoje em dia saem pessoas formadas da universidade a escrever mal, e a falar mal. Isto estende-se até às edições de livros, onde também já encontrei erros ortográficos. Por dedução, poderei pensar que se trata de uma propagação de uma doença sandro lopes designerhttp://www.blogger.com/profile/09111108565544649033noreply@blogger.com1