17.4.08

a força das letras



A palavra. Base de toda a comunicação segundo este código alfabético que é a escrita. Significantes, significados, representados pela entidade letra, que se conjugam numa infinidade de possibilidades, encerrando em si a capacidade de despertar pensamentos e emoções a quem os entende, os interpreta. Mais do que uma forma de imortalizar memórias, as palavras são poderosas armas que motivam actos, sustentam crenças, testemunham sentimentos e pintam retratos, podem libertar quando estamos presos, e presos estando, podemos viajar.
A letra é, no entanto, uma forma, uma representação gráfica de um som, que se conjuga com outras. Necessita da tinta, da geometria, do peso e da cor para existir. A forma das letras interage com a nossa percepção, prejudicando ou beneficiando a leitura. Linhas de letras, intervaladas por espaços, escalas, métricas, orientam um discurso na nossa cabeça. Trata-se de dar um corpo à alma literária. Falo de tipografia. A tipografia é a expressão gráfica da linguagem verbal, e tem o poder de dar personalidade, ritmo e entoação ao discurso (...).

2 comentários:

  1. Ah ! A palavra !....
    Que perigos, que tormentos, que felicidade, que sofrimentos, que alegria ela comporta! Palavras levam-nas o vento, alguém o afirmou, mas no momento em que são ditas, há um compromisso, um envolvimento que me faz não acreditar nisso e crer que a palavra ficou. E se a palavra for escrita. .. .Parabéns Sandro! Gosto muito. E já aprendi alguma coisa aqui.

    ResponderEliminar
  2. As palavras e o silencio... Como te moves bem neles, são um malabarismo, máscaras visiveis e invisiveis. Procuras as formas mais variadas para que os significados de significantes se ultrapassem a si próprios e alcances a essência do "indisivel" com forma gráfica. Sabes, podias chamar a essa procura "ainda não chega". Vai á descoberta, sobretudo, de ti e do que tens dentro.

    As palavras são a arma mais sem cor que existe... Salvadoras ou mortíferas.

    Tenta usa-las para o "positivismo" que este País precisa, esta Gente, que somos todos nós, e para ti e nós dois...

    ResponderEliminar